Cerimônia encerra primeira edição do Calendário da Capoeira de Ilhéus‏

Calendário é importante para o fomento da prática da capoeira como esporte e resistência afro-brasileira
Secom

Depois de nove meses de apresentações por toda a cidade, o projeto Calendário da Capoeira foi encerrado na última terça-feira, 29 de setembro. O evento de encerramento da primeira edição ocorreu na Biblioteca Municipal Adonias Filho, no centro, e reuniu representantes dos grupos vencedores do edital de seleção. A iniciativa é coordenada pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (Secult), com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

A cerimônia teve início com uma roda de capoeira, que contou com a participação de mestres, professores e alunos de vários grupos de Ilhéus. Em seguida, o coordenador de Consciência Negra da Secult, Gilmário Rodrigues, explicou a importância do Calendário para o fomento da prática da capoeira como esporte e resistência afro-brasileira.

Durante os nove primeiros meses desse ano, foram promovidos, com o apoio do Calendário, batizados de capoeira com troca de cordas, seminários, oficinas sobre a cultura negra e apresentações ao ar livre, como forma de difundir essa arte entre as comunidades.

O secretário de Cultura, Paulo Atto, avaliou os resultados positivos que o projeto teve, as metas atingidas, os impactos na sociedade e a importância dessa iniciativa no contexto da valorização da cultura afro-brasileira. Pois, “através de oficinas gratuitas, seminários, apresentações e além de mostrar a capoeira nos seus variados aspectos, foi possível fortalecer os movimentos culturais dentro do município e região”.

Edital - Nesta primeira edição, foram aprovadas dez propostas, sendo seis de pequeno porte e outras quatro de médio porte. Dentre os aprovados no edital estão os projetos Capoeira Elemento de Cidadania e Juventude; Intercâmbio Cultural; Festival Ilheense de Capoeira; Show Folclórico na Comunidade. Os de médio porte foram: Projeto Ilheense de Capoeira; Berimbau Que me Chama e Brincadeira de Capoeira; IV Encontro Baiano de Capoeira e XV Batizado e Troca de Corda e Mostra Cultural Lua Branca.